Projeto 1

Projeto: “Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de ciências físicas em sala de aula”

  • Data de início: 01/09/2007
  • Data de fim: 31/12/2010
  • Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
  • Referência: PTDC/CED/66699/2006

Resumo: Este projeto é sobre a mediação do professor em aulas de Ciências Físicas (CF). A mediação é o interrelacionamento, orientado pelo professor, entre ele, os alunos e o que se pretende ensinar, utilizando linguagem, ação e recursos múltiplos. A investigação existente é em geral de natureza parcelar e fragmentada (incidindo em aspetos como tipos de discurso, fluxos de informação, argumentação e autonomia dos alunos). Além disso, há falta de estudos em ambiente natural de aula. Acresce que a mediação da aprendizagem dos alunos realizada pelo professor, em ambiente de sala de aula, está apenas implícita nas competências profissionais dos professores, pelo que há necessidade de identificar e explicitar as características essenciais da mediação no seu desempenho profissional. Há pois falta de dados empíricos relevantes, de um quadro teórico integrador e de práticas de referência com elas relacionadas. Este projeto pretende: 1. Elaborar, eliciar e refinar com base em evidências empíricas de ambiente de aula, um quadro teórico abrangente sobre a mediação em CF. 2. Produzir, avaliar e eliciar ferramentas para mediação em ambiente de aula para auxiliar a ação profissional dos professores. 2.1 Ferramentas para os professores autoavaliarem a sua mediação. 2.2 Ferramentas para guiar os professores na sua mediação. Pretende-se assim contribuir para melhorar a mediação dos professores e a qualidade da aprendizagem dos alunos.

Partilhe nas suas redes sociais!