Validação

Fase de Validação

Análise da NM por outros investigadores

 

Embora a NM per si seja autocontida, não necessitando dos dados recolhidos para ser compreendida, tem de existir uma garantia de que o que está a ser narrado corresponde, o mais fielmente possível, ao que aconteceu. Este “selo de garantia” é ganho na fase de validação. Todas as NM têm de passar pela análise de outros investigadores que, de forma independente, atestam a sua precisão, confiança e legibilidade.

Cada NM deve garantir o conjunto de características e qualidades definidas para as NM, assim como a coerência da sua estrutura interna.

Para realizar o processo de validação, cada investigador procede à leitura da NM e à consulta simultânea dos dados que lhe deram origem. Em caso de dúvida é solicitada a sua reformulação, sendo posteriormente sujeita a reavaliação até garantir estes aspetos.

Desta forma, a NM como produto final, é somente o documento escrito (enriquecido por aspetos multimodais), facilitando a sua leitura por terceiros, mas em que a sua fiabilidade foi garantida à priori.

Partilhe nas suas redes sociais!