Projeto 2

Projeto: “O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia

  • Data de início: 01/01/2011
  • Data de fim: 31/03/2014
  • Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
  • Referência: PTDC/CPE-CED/112303/2009

Resumo: Este projeto de investigação tem como meta explorar como é que os professores fazem a mediação da aprendizagem dos alunos de Ciências Físicas e da Engenharia (CFE) usando simulações computacionais no ensino superior e no ensino secundário. Em particular, pretendemos estudar como é que esta mediação melhora o desenvolvimento de práticas epistémicas dos alunos (questionamento, argumentação, formulação de hipóteses, validação e modelização). Estas competências deveriam ser desenvolvidas pelos estudantes quando estudam ciências. O nosso problema de investigação é este: saber como a mediação do professor usando simulações computacionais pode melhorar a aprendizagem dos alunos de CFE, em particular nas competências epistémicas (questionamento, argumentação, formulação de hipóteses, validação e modelização). Pretendemos responder às seguintes questões de investigação: Q1 – Quais são as características principais da mediação do professor usando simulações computacionais? Como dependem do contexto de ensino e do tipo de software usado? Q2 – Que características da mediação do professor usando simulações computacionais podem melhorar a aprendizagem dos alunos de CFE, em particular em competências epistémicas (questionamento, argumentação, formulação de hipóteses, validação e modelização)? Que tipo de ferramentas podem ser produzidas para ajudar os professores a desenvolver a mediação com tais características?

  • Equipa (Responsável/Coordenador): Professor Doutor Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes
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