Equipa

Coordenadores

J. Bernardino Lopes

Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Biografia

+ 351 259 350 783

José Paulo Cravino

Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Biografia

+351 259 350 334

Investigadores e Narradores

Ana Edite Cunha

Professora de Física e Química do quadro da Escola S. Pedro em Vila Real.

Biografia

Alexandre Pinto

Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Biografia

António Barbot

Professor

Biografia

Carolina Maria

Professora de Química da Universidade Metodista de Piracicaba (Brasil)

Biografia

Clara Viegas

Professora no Instituto Superior de Engenharia do Porto, departamento de Física

Biografia

Domingos Nzau

Professor do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Uige (Angola)

Biografia

Elisa Saraiva

Professora de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas D. Maria II - Vila Nova de Famalicão

Biografia

Júlia Branco

Professora de Física e Química na Escola E.B.2,3/S Gomes Teixeira – Armamar

Biografia

Fátima Araújo

Professora do Ensino Básico

Biografia

Lucinda Serra

Professora de Matemática do Ensino Secundário, no Agrupamento Muralhas do Minho, Valença

Biografia

Paula Montenegro

Professora de Matemática e Ciências do Quadro de Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.

Biografia

Ricardo Gonçalves

Professor no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Biografia

Investigadores

Carla Santos

Bolseira de Investigação de Doutoramento pela FCT

Biografia

Cecília Costa

Professora Auxiliar com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Biografia

Daniela Pedrosa

Investigadora

Biografia

Gonçalo Cruz

Investigador

Biografia

Leonel Morgado

Professor Auxiliar com Agregação na Universidade Aberta

Biografia

Narradores

António Fortuna

Professsor na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real.

Biografia

Adília Silva

Professora de Química e Física do Ensino Secundário na Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança

Biografia

Cecília Gomes

Formadora em áreas como as Ciências, Matemática, Informática e Formação de Professores e Formadores (formação presencial e a distância).

Biografia

Henrique Rodrigues

Formador

Biografia

Nuno Peixoto

Docente convidado do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, Vila da Feira, Portugal. Formador e Coordenador pedagógico.

Biografia

Nuno Pereira

Professor

Pedro Castro

Professor e Designer

Biografia

Pedro Osório

Formador

Biografia

Ricardo Pereira

Professor no Ensino Profissional

Biografia

Outros colaboradores

Ana Afonso

Professora Auxiliar no Instituto de Educação, Universidade do Minho

Biografia

Armando Soares

Professor

Biografia

Carla Morais

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Biografia

Christian Butty

Professor

Biografia

Isabel Alarcão

Professora

Biografia

Jaume Ametler

Professor

Biografia

Lucília Santos

Professora Associada na Universidade de Aveiro, departamento de física

Biografia

Maria Tomazello

Professora

Biografia

Mariana Valente

Professora Auxiliar do Departamento de Física da Universidade de Évora

Biografia

Nilza Costa

Professor

Biografia

Teresa Neto

Professora auxilixar no DEP da Universidade de Aveiro

Biografia

Partilhe nas suas redes sociais!

J. BERNARDINO LOPES é formado em Física, mestre em Supervisão, Doutorado em Educação em Física e tem Agregação em Educação em Física. É Professor Associado e Diretor do Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Portugal). É investigador do Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF da Universidade de Aveiro) onde coordena o Laboratório de investigação em Didática de Ciência e Tecnologia.

É membro da Comissão Editorial de revistas científicas e referee de revistas científicas da base de dados JCR. É consultor num centro de formação de professores e perito em agências de avaliação (FCT e A3ES). É autor de 15 livros, cerca de 40 artigos em revistas internacionais, cerca de 20 capítulos de livro e cerca de 150 comunicações.

Os seus atuais interesses de investigação envolvem a Educação em Ciência e Tecnologia em particular: ) Desenho curricular e avaliação do ensino; ii) Mediação de professores sobre a aprendizagem do aluno; iii) Práticas de ensino; iv) aprendizagem concetual; v) Instrumentos de recolha de dados na sala de aula; vi) instrumentos (benéficas e/ou epistémicas) para melhorar a aprendizagem vii) simulações computacionais; viii) Formação de professores e desenvolvimento profissional de professores; ix) Filosofia da Ciência.

Interessa-se por filosofia, religião, arte e outras áreas do conhecimento humano. Tem livros de ficção publicados.

Contacto:

blopes@utad.pt

 

Contacto:

 

Ana Edite Rua Miguel Cunha nasceu em Ardãos – Boticas em 1962. É professora de Física e Química na Escola S. Pedro em Vila Real, lecciona desde 1985. Tem exercido diversos cargos, como sejam Diretora de Turma (praticamente todos os anos da sua carreira), Orientadora de Estágio integrado do Curso de Ensino de Física e Química, durante 15 anos consecutivos e foi eleita Coordenadora de Diretores de Turma do 3º Ciclo do Ensino Básico.  Fez a licenciatura em Física e Química na UTAD, o mestrado em Física (ensino de) no Minho e o doutoramento em Ciências e Tecnologia na UTAD.

Já pertenceu a vários projectos como Coordenadora ou apenas como membro da equipa. Os projectos de investigação onde esteve envolvida como investigadora e da qual aprendeu muito para reformular as suas práticas foram: “Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula - PTDC/CED/66699/2006” e “O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia- PTDC/CPE-CED/112303/2009”. Estes projectos tinham como Coordenador o Professor Doutor Bernardino Lopes.

Também se envolveu na elaboração e posterior publicação de artigos em revistas nacionais e estrangeiras, atas de congressos, bem como a frequência de acções de formação, conferencias, etc destinadas aos professores de física e química. Recentemente também participou na publicação de um livro tendo dois capítulos da sua autoria.

Contactos:

anaedite1@sapo.pt

anaeditecunha@escolasaopedro.pt

 

 J. ALEXANDRE PINTO é formado em Ensino Básico - Matemática e Ciências, mestre em Supervisão e Doutorado em Didática das Ciências e Tecnologias. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação – Politécnico do Porto onde exerce funções de Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Matemática, Ciências e Tecnologias. É investigador do Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF da Universidade de Aveiro) pertencendo ao seu Laboratório de investigação em Didática de Ciência e Tecnologia.
É membro da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC). Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. É autor de 3 livros, cerca de 10 artigos em revistas internacionais, cerca de 6 capítulos de livro e cerca de 30 comunicações em eventos científicos. Organizou 2 números de revista científica.
Os seus atuais interesses de investigação envolvem a Educação em Ciência e Tecnologia em particular: i) Didática das Ciências; ii) Práticas de Ensino; iii) Mediação do Professor em sala de aula; iv) Formação de professores; v) Desenvolvimento Profissional de Professores; vi) Supervisão em Ensino de Ciências.

Contacto: apinto@ese.ipp.pt 

 

Contacto:

 

 Carolina José Maria possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013) com um período de estágio na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.
Possui experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) como professora de Química. Atualmente é docente e coordenadora do Curso de Química-Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba.
Atua na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: mediação no ensino de Química, registros semióticos no ensino de Química, formação de professores de Química

 

Contacto: caroljosemaria@gmail.com ; carolina.maria@unimep.br 

 

MARIA CLARA VIEGAS é formada em Física/Matemática Aplicada pela FCUP em 1991, mestre em Engenharia Mecânica pela FEUP em 1998 e doutorada em Ciências e Tecnologia em 2010 pela UTAD.

Iniciou o seu percurso profissional em 1990 como monitora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, onde percorreu o norte do país realizando sessões de planetário. Desde 1994 é professora no Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Física.

Integra o Centro de Investigação CIETI-Laboris, onde tem vindo a participar em diversos projetos europeus nas áreas da aprendizagem informal e laboratórios remotos. Junto da UTAD colaborou em dois projetos nacionais (FCT) e mantém a sua ligação colaborando em temáticas relacionadas com Didática de Ciências e Tecnologia.​

As suas principais áreas de interesse incluem a didática da física, educação em engenharia, desenvolvimento curricular, mediação do professor em sala de aula, aprendizagem através de laboratórios remotos e simulações.

Contacto:

mcm@isep.ipp.pt

 

Contacto:

 

Elisa Saraiva, nascida no Porto, em 1974. Professora de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico, atualmente a lecionar no Agrupamento de Escolas D. Maria II em Vila Nova de Famalicão. Exerce funções docentes desde 1997.

A formação académica teve início com a Licenciatura em Química Analítica na Universidade de Aveiro, tendo posteriormente realizado a Componente de Ciências da Educação da Profissionalização em Serviço, na Escola Superior de Bragança. Posteriormente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluiu o curso de Mestrado em Ensino de Física e Química e o curso de Doutoramento em Ciências Físicas – Ramo Didática das Ciências Físicas. Frequentou também o curso de Especialização em Administração Educacional na Universidade do Minho e também uma Pós-Graduação em Avaliação Educacional pela Universidade de Évora.

Durante o trabalho de investigação que conduziu à Tese de Doutoramento “Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação dos professores de ciências físicas”, integrou as equipas de investigação dos projetos “Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação dos professores de ciências físicas em sala de aula” e “Papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de ciências físicas e da engenharia”, ambos financiados pela FCT.

Os seus interesses profissionais atuais passam pela implementação na escola de projetos nacionais e europeus, como é o caso do programa Erasmus+, eTwinning, Scientix, Escolas Empreendedoras ou Prémios Ilidio Pinho - Ciência na Escola. O seu principal foco de interesse na atualidade prende-se com o desenvolvimento de atividades que promovam e sustentem a aprendizagem dos alunos, em particular as que passam pelo desenvolvimento de trabalho colaborativo com vista à implementação de metodologias de inquiry na sala de aula ou o uso de tecnologias e recursos digitais.

Contacto:

 elisasaraiva6@gmail.com

Iniciou as suas funções de docente em 1992, como professora de Francês. Posteriormente licenciou-se em Física e Química, na UTAD, começando a lecionar a disciplina de Física e Química em escolas básicas e secundárias.

Imediatamente a seguir à licenciatura cursou o mestrado em Física e Química para o Ensino, o que despoletou o seu interesse para a investigação didática na área das Ciências Físicas.

Integrou a equipa de investigação que elaborou a ferramenta Narração Multimodal no âmbito do seu projeto de doutoramento em didática de Ciências Físicas, aprovado e financiado pela FCT. Participou em vários congressos nacionais e no estrangeiro, onde apresentou trabalhos sob a forma de poster, de comunicações orais ou de ações de formação. É autora e co-autora de vários artigos científicos na área da didática em Ciências Físicas em revistas e livros nacionais e internacionais. É também co-autora de um livro de circulação nacional sobre mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. 

Atualmente é professora de quadro de escola do agrupamento de escolas de Armamar. É ainda acupuntora e fitoterapeuta registada na ACSS, exercendo estas profissões em regime pós-laboral.

É colocada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1980 e, no 2.º ano, pede a transferência para a Faculdade de Farmácia no Porto onde foi admitida em (1982). Em 1986 inicia o Estágio no Laboratório Costa e Sá Lda. em Guimarães e é admitida em 1987 como Técnica Superior de Análises Clínicas, depois de obter a Licenciatura em Ciências Farmacêuticas – Análises Químico-Biológicas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto no ano de 1987.

Em 1989 candidata-se ao ensino e fica colocada como professora provisória do 2º ciclo do 4º grupo até 1994, ano em que tem uma breve passagem (1 ano) como professora de Física e Química do 3.º ciclo. Continua a dividir a sua vida profissional entre o ensino e o laboratório até 1999. Entretanto faz o Curso de Especialização de Pós-Licenciatura em Análises Clínicas (em 1996 na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto) e obtém o título de Especialista em Análises Clínicas por exame à Ordem dos Farmacêuticos em Lisboa (1999).

Em 1997 faz a profissionalização no ensino pela Universidade Aberta. De 2009 a 2011 foi Professora de Educação e Formação de Adultos (nível secundário), e desde essa data continua como Professora do quadro de nomeação definitiva do grupo 230. Em 2004 candidata-se ao mestrado em Biotecnologia - Engenharia de Bioprocessos, na Universidade do Minho e em 2007 obtive o título com a tese “Adesão de isolados clínicos de Salmonella Enteretidis a superfícies processadoras de alimentos”.

Em 2007 participa como coautora de um capítulo de livro juntamente com Pilar Teixeira, Sónia Silva, Joana Azeredo e Rosária Oliveira (Bacterial Adhesion to Food Contacting Surfaces. Méndez – Vilas, A ed. lit. “Communicating Current Research and Educational Topics and Trends in Applied Microbiology”,1,13-20) e em 2008 tem uma participação no Book of Abstracts of the 10th International Chemical and Biological Engineering Conference – CHEMPOR 2008 com o trabalho “Adhesion to and viability of Salmonella Enteritidis on food contact surfaces”.

Em setembro de 2014 candidata-se ao Doutoramento de Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 2017 é publicado, na revista Comunicações pela UNIMEP, o seu primeiro artigo, no âmbito do ensino, intitulado “Estados físicos da matéria. Simulações Computacionais no 5.º ano de escolaridade”.

 

 Contacto:

 fatimamariaaraujo@gmail.com

Nascida em, 10 de outubro de 1955 em Vigo, Espanha de pai português e mãe espanhola, emigrada para Venezuela aos 5 anos onde realiza os estudos de Licenciatura em Matemática na Universidad de Oriente, regressa a Portugal onde obtém a equivalência da referida Licenciatura na Universidade de Coimbra, posteriormente obtém o grau de Mestre em Educação em Matemática, na Universidade de Aveiro e atualmente se encontra a realizar o doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia, na UTAD. Já exerceu funções de assistente convidada na Universidade de Aveiro e no Politécnico de Viana do Castelo, atualmente é  professora de Matemática do Ensino Secundário, no Agrupamento Muralhas do Minho, Valença.

Contacto:

lucindaserra7@gmail.com

Professora do grupo 230 (Matemática e Ciências) do Quadro de Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, a lecionar desde 1988.

Mestrado em Matemática e Ciências da Natureza pela UTAD em 2006, elaborando a tese “Semigrupos regulares naturalmente ordenados com idempotente máximo” sob a orientação da Professora Doutora Emília Giraldes (em coorientação com a Professora Doutora Paula Catarino). Além do trabalho destinado ao aprofundamento de conhecimentos científicos, foi este trabalho constante com a Professora Doutora Emília Giraldes, que me despertou para as especificidades dos sistemas de representação (verbal e simbólico) que usamos nas aulas de Matemática. Atualmente, a frequentar o Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (UTAD) e a fazer investigação em Didática da Matemática, assumo o duplo papel de professora e investigadora, sobre representações matemáticas, mais especificamente sobre o impacte das representações visuais no ensino e aprendizagem da Matemática, no 2.º ciclo de escolaridade.

Contacto:

mpmvcardoso@gmail.com

Ricardo Gonçalves nasceu em Fafe, Portugal, em 1975. Licenciou-se em Ensino da Matemática na Universidade de Aveiro, em 2002, e concluiu o mestrado na mesma área na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 2005. É doutorando em Didática de Ciências e Tecnologia, especialidade de Didática de Ciências Matemáticas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É assistente convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave desde 2009, onde leciona, entre outras, a unidade curricular de Matemática Discreta e Álgebra Linear. Desenvolve investigação em didática da álgebra linear e tem algumas publicações na área.

Contacto:

rgoncalves@ipca.pt

Carla Aguiar dos Santos, nacionalidade portuguesa.

Sou aluna do curso de doutoramento de Ciências Físicas – ramo da didática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com bolsa da FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia) e colaboradora do CIDTFF - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”.

Formação académica em Ensino de Física e Química pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Durante seis anos fui bolseira de investigação em dois projetos intitulados “Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação dos professores de ciências físicas em sala de aula” e “Papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de ciências físicas e da engenharia”, financiados pela FCT.

Atualmente os meus interesses de investigação situam-se na área da educação em ciências, em particular no estudo das decisões pedagógicas que os professores adotam na sala de aula, com recurso ao uso das narrações multimodais como instrumento de investigação.

Contacto:

carla.manuela.santos@gmail.com

Cecília Costa, portuguesa, nascida no Porto a 7/6/1966, é licenciada em Matemática (Ramo Educacional) em 1990, pela Universidade do Porto, mestre em Ciências da Educação (ramo de Psicologia da Educação) em 1994, pela Universidade de Coimbra, doutora em Matemática, em 2000 e agregada em Didática de Ciências e Tecnologia (especialização em Didática de Ciências Matemáticas), em 2013, ambos pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem várias publicações nacionais e internacionais. Os seus interesses como investigadora dividem-se pela: Educação Matemática; Didática da Álgebra Linear e da Geometria; Etnomatemática; História da Matemática e do seu Ensino; Práticas de ensino.

Contacto:

mcosta@utad.pt

 

 Daniela Pedrosa, nasceu a 24 de junho de 1988.

É Doutora em Didática de Ciências e Tecnologias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialização em Didática de Informática (2017).

É Mestre em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educacionais e da Comunicação (2012) e Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2010).

O seu projeto de investigação doutoral foi financiado por uma bolsa de doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – (FCT). Sendo o seu tema a "Autorregulação e Corregulação das aprendizagens no Ensino Superior: estratégias adotadas por alunos de programação de computadores".

Durante o seu projeto de investigação colaborou no acompanhamento pedagógico de alunos do Ensino Superior, especificamente nas aulas e na atividade desenvolvida por alunos das Licenciaturas em Engenharia Informática e Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e do Alto Douro (UTAD). Sendo implementada e desenvolvida, por ela e sua equipa de investigação, a abordagem SimProgramming na UTAD.

Durante o seu percurso académico e profissional desenvolveu  um especial gosto pelas Tecnologias Educacionais e Comunicacionais, nomeadamente, nos desafios inerentes à aprendizagem suportada por tecnologia e ao e-learning (como consultora pedagógica, formadora e designer instrucional em estágios e colaborações realizados, e também desempenhou funções como tutora on-line numa UC do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes na Universidade Aberta).

O seu interesse científico é pelas áreas de investigação relacionadas com a autorregulação e corregulação das aprendizagens, avaliação formativa, as novas tecnologias e práticas de e-learning, e por metodologias de investigação e de intervenção (desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas).

Contacto:

daniela55pedrosa@gmail.com

 

Gonçalo Cruz é atualmente Bolseiro de Investigação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do projeto CRITHINKEDU ‘Critical Thinking across the European Higher Education Curricula’ (2016-1-PT01-KA203-022808). Membro colaborador do centro de investigação INESC Porto e estudante de doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia na UTAD, concluiu em 2011 o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, com a especialidade em Tecnologias Educativas e da Comunicação. Entre 2010 e 2014, trabalhou como consultor pedagógico no projeto institucional de e-learning da UTAD. Os seus principais interesses de investigação são o ensino a distância, a aprendizagem cooperativa, a educação do pensamento crítico, entre outros.

Contacto: goncaloc@utad.pt 

 

Leonel Morgado é Professor Auxiliar com Agregação. Leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nas plataformas multiutilizador desde 2006. É autor de mais de 100 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão.

Contacto:

Leonel.Morgado@uab.pt

 

António Joaquim Lopes Fortuna

 

António Joaquim Lopes Fortuna nasceu em Luanda, em 1958. Licenciado em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho e Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, defendendo tese em “Ciência e Literatura – uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula”. É professor na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, e foi professor convidado na Escola Superior de Enfermagem de Vila Real.

Tem publicados sete livros de poesia, conto e romance, bem como inúmeras crónicas em jornais regionais. Está representado em Antologias em Portugal e na Galiza e em diversas publicações dos Serviços Municipais de Cultura de Vila Real.

É elemento da direção da revista Boletim Cultural, propriedade da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

É sócio fundador da Academia de Letras de Trás–os–Montes, sediada em Bragança.

Contacto:

 

Adília Silva, professora de Química e Física do ensino secundário desde 1975. Além da formação inicial em Engenharia Química e do Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Ambiental, obteve o grau de mestre em Química para o Ensino na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Contacto:

adiliatsilva@gmail.com

Cecília Gomes é formadora em áreas como as Ciências, Matemática, Informática e Formação de Professores e Formadores (formação presencial e a distância). Nasceu na freguesia de Paranhos, na cidade do Porto, no ano de 1977.

Estudou no Instituto Politécnico de Bragança, onde se licenciou em Engenharia Eletrotécnica (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e mais tarde concluiu uma pós-graduação em TIC na Educação e Formação (Escola Superior de Educação). Mais recentemente adquiriu a habilitação profissional para a docência nos grupos 500 (Matemática) e 550 (Informática).

Iniciou a sua atividade no âmbito da formação profissional no ano de 2004, e desde então tem vindo a adquirir experiência quer enquanto formadora como também em funções de orientação e supervisão pedagógica.

Como áreas de interesse refere o e-learning, as tecnologias educativas e multimédia, o ensino da matemática, a avaliação das aprendizagens, a formação contínua de professores e formador via web.

Contactos:

cilagomes@yahoo.com 

cilagomes@consultua.com

 

Contacto:

 

Nuno Miguel Cardoso Peixoto (01/03/1966), docente convidado do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, Vila da Feira, Portugal, desde 1997. Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense, tema da tese - Web X.0 - Ferramenta de Ensino-Aprendizagem. Mestre em Informática pela Universidade Portucalense na área de especialização de Sistemas de Informação. Licenciado em Informática de Gestão pelo Departamento de Informática da Universidade Portucalense. Profissionalização para a docência no Ensino Básico e Secundário no grupo 550 – Informática, pela Universidade Aberta. Formador e Coordenador pedagógico / Mediador convidado do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, IEFP. Formador convidado do grupo RUMOS. Consultor informático da empresa NUMO – Consultadoria de Apoio aos Negócios, Lda. Foi Diretor Informático nas empresas Sodol – Sociedade Descascadora Ovarense e Quinta dos Milheirais. Foi Administrador de Sistemas e de Analista, na Sociedade de Fundição Injetada – SONAFI. Foi professor na escola Profissional de Espinho. Foi Administrador de Sistemas no Centro de Cálculo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Foi Administrador de Sistema no Ministério do Ambiente na Direção Regional do Ambiente Norte. Foi Gestor Informático e Analista programador no Exército Português no Centro de Informática da Região Militar do Norte.

Contacto:

npeixoto.numo@gmail.com

Hi, I’m Pedro. I’m a teacher at Min. da Educação e Ciência living in Portugal. I am a fan of education, computing, and photography. I’m also interested in technology and travel. You can take my class with a click on the button above.

Licenciado em Engenharia Informática | Universidade do Minho

Mestrado em Ensino de Informática | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Formador certificado CCP N.º 526553/10 DN e CCPFC N.º 28651/10

 Contacto:

pmcastro@me.com

 

Pedro Miguel de Sousa Osório, nascido a 24 de dezembro de 1980 na freguesia de Cepões concelho de Lamego.

Relativamente à minha formação académica, obtive o 12º ano de escolaridade em 1998 na Escola Secundária Latino Coelho, na área Científico Natural, com média de 17 valores. No mesmo ano iniciei os estudos no curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro. Obtive aprovação em cerca de 91 unidades de crédito, mas devido a problemas de saúde, tive necessidade de ficar mais perto de casa. Assim em 2005 ingressei no curso de Engenharia Informática e Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, pertencente ao Instituto Politécnico de Viseu. Em 2007 conclui o curso com média de 15 valores. De setembro de 2014 até 6 janeiro de 2017 frequentei o mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Conclui o curso com média de 17 valores.

Desde cedo realizei pequenos trabalhos, em particular na altura das férias escolares. Juntamente com mais 2 sócios, em 2009, abri uma loja de venda e reparação de equipamentos informáticos e de telecomunicações. Deste setembro de 2007 sou formador das disciplinas práticas de informática e eletrónica na Escola Profissional de Lamego. Em outubro de 2012 iniciei a minha experiência como docente do ensino superior na escola onde me licenciei, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Ainda leciono a tempo parcial nesta instituição.

Formador de ITED e ITUR

Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros (n.º 75667).

Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros Norte (n.º 18289).

Registo de formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: C14 Tecnologias Educativas (Aplicações de Eletrónica Digital) e C15 Tecnologias Educativas (Informática/Aplicações da Informática. CCPFC/RFO-36847/16.

 Contacto:

osoriopeter@gmail.com

Ricardo André de Castro Pereira, nasci em 13/06/1977 em Monserrate Viana do Castelo.

Possuo a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Computadores – Ramo de Telecomunicações em 30/01/2006 em regime noturno (trabalhador - estudante), no Instituto Superior de Engenharia com média final de 13 valores.

Em julho de 1996, ingressei no Exército Português para cumprir o serviço efetivo normal, após essa etapa, ingressei em 17/02/1997 em regime de voluntariado na Escola Prática de Transmissões, onde desempenhei funções como Monitor de Educação Física, após o término em julho de 2002 do Bacharelato Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, passei a desempenhar funções na secção de informática em acumulação com as anteriores até 16 de agosto de 2006.

Em 2002, terminei o Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Computadores com classificação final de 13 valores em regime noturno (trabalhador - estudante)

Em 1 de setembro de 2006 ingressei no ensino público, lecionando em diversas áreas (informática, eletrotecnia e eletrónica) até aos dias de hoje.

Em julho de 2012, terminei a profissionalização em serviço na Universidade Aberta no grupo 540 (Eletrotecnia) com a menção de Bom (15 valores).

Em julho de 2017, terminei a profissionalização em serviço na Universidade Aberta no grupo 550 (Informática) com a menção de Bom (15 valores).

Louvado pelo Comandante da EPT em 2000, pela informatização da SSEFM, pela capacidade de liderança e exemplo para os subordinados.

Obtido ano após ano a classificação na avaliação de professores, a classificação de Bom e Muito Bom.

Ana Sofia Afonso é Professora Auxiliar no Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. É licenciada em Física (Ramo Educacional) pela Universidade do Porto, mestre em Física – Ensino pela Universidade do Minho e Doutora pela Universidade de Reading, UK. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação (Cied) da Universidade do Minho. Desde o seu doutoramento em 2005 que os seus principais interesses de investigação se focam na aprendizagem das ciências em contextos não formais, com destaque para os museus e centros interativos de ciência, livros e revistas de divulgação científica e na articulação entre a educação formal e não formal. Publicou artigos sobre o tema em revistas de circulação internacional, e orientou algumas teses de Mestrado e Relatórios de estágio sobre este tema. É revisora de algumas revistas de circulação internacional e membro do corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação.

Contacto:

aafonso@ie.uminho.pt

 

Contacto:

 

Carla Morais nasceu em Valpaços, a 23 de dezembro de 1980. É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia e Doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos, bem como do Mestrado de Física e Química em Contexto Escolar (FCUP). É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso. Orientou numerosas Dissertações de Mestrado já concluídas, na área das Tecnologias Educativas e do ensino da Química. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais de Química, Ensino e Tecnologias Educativas. Proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino da Química e dos computadores aplicados ao ensino, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física.

Contacto:

cmorais@fc.up.pt 

 

Contacto:

 

 

Contacto:

 

 

Contacto:

 

Lucília Maria Pessoa Tavares dos Santos is an Associate Professor in the Physics Department of University of Aveiro, Portugal, with a PhD background in Condensed Matter Physics.

Summary of relevant skills and experience

36 years of experience of University undergraduate and postgraduate teaching in Engineering, Health and Teachers Training degrees and in Physics Teacher Training (pre and in service). Scientific supervision of Master and PhD dissertations and thesis.

Research area was initially Condensed Matter Physics (Luminescence of Brown Diamonds) and the interface with Medical/Health diagnosis methods, namely XR and nuclear technologies. Currently it focus mainly on Non-traditional Students in HE’ access and success.

Full member of the Research Centre “Didactics Technology and Education of Trainers”, CIDTFF, has executive functions on the LLL (Uinfoc) and on the Professional Training Units (Unave) of the University of Aveiro for longer than a decade.

Institutional Coordinator of the process of preparation and access of Non-traditional Students (M23) to the University since 2006.

Member of the Steering Committee of the European Universities for Continuing Education Network, EUCEN, and of the EC DG-EMPL Expert group 'Platform of European Associations of VET providers'. Integrates the CEDEFOP’s working sub-group onLearning providers and the challenge of TEL: enhancing teachers’ and trainers’ skills”.

Active Participant and local coordinator of several national and international projects, namely on ALLUME, COMMIT and ApprEnt[1] projects.

Contacto:

lucilia.santos@ua.pt

 

Contacto:

 

Mariana Valente é Doutorada em Ciências da Educação; Mestre em Educação e Desenvolvimento e Licenciada em Física. É Professora Auxiliar do Departamento de Física da Universidade de Évora e investigadora do IHC- Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica. Tem trabalhado na valorização pedagógica de objetos antigos de Ensino da Física e da Química e nesse âmbito foi co-curadora de várias exposições com objetos históricos de ensino no Museu de Évora e no Palácio D. Manuel, produziu e/ou colaborou em vários catálogos. A sua investigação principal tem-se desenvolvido na área da Educação em Ciências, nomeadamente, na valorização educativa da História e Filosofia da Ciência, promovendo a interdisciplinaridade e a humanização das práticas científicas.

Contacto:

mjv@uevora.pt

 

Contacto:

 

 Doutoramento Europeu em Didática e Formação, pela Universidade de Aveiro. Título da Tese: O Desenvolvimento do Raciocínio Dedutivo ao Nível do Ensino Secundário: Recurso a Geometrias Planas.  Licenciada em Licenciatura em Matemática, Ramo Educacional, pela Universidade de Coimbra. É Professora Auxiliar no DEP da UA, membro do CIDTFF. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a Integração das TIC na Educação Matemática, a Didática da Geometria e a Formação de professores de Matemática.

Contacto:

teresaneto@ua.pt