Narrações Multimodais (http://multimodal.narratives.utad.pt) é um portal, disponível online desde outubro de 2017, que mostra como as práticas de ensino de Ciência e Tecnologia (C&T) podem ser públicas e compartilháveis, preservando sua natureza holística, complexa e multimodal usando um Instrumento inovador – Narrativas multimodais (NM).
O portal inclui: (a) um acervo de NM; (b) informações sobre os projetos de investigação em que se baseia e (c) informações sobre o próprio instrumento NM. É dirigido a Professores de C&T em todos os níveis de ensino, investigadores em educação em C&T e outros profissionais.
O trabalho de investigação e com professores em torno das NM tem uma longa história. Desde de 2014 as NM tem sido objeto de reconhecimento académico (publicações internacionais e teses de doutoramento) e culminou na criação deste portal.
A NM, como Instrumento, refere-se a um protocolo para fazer uma NM (recolha de dados, elaboração e validação) que garante características e estrutura comuns a qualquer NM), bem como a um documento (ligado a dados independentes) com uma descrição multimodal, autocontida, validada, verificável e pública de práticas profissionais em contexto de trabalho real (por exemplo, ensino em sala de aula). As características e estrutura das NM permitem a comparabilidade (mesmo de diferentes contextos) entre elas, a fim de atender a objetivos relacionados com a melhoria do ensino de C&T, da sua investigação e do desenvolvimento profissional.
A relevância das NM é justificada:
a) por uma PERSPECTIVA DE CIÊNCIA ABERTA, uma vez que os profissionais podem elaborar NM de suas práticas profissionais, com base em dados, participando assim do processo de investigação e aumentando gradualmente o acervo disponível de NM;
b) pelo POTENCIAL DE INVESTIGAÇÃO, uma vez que as NM permitem estudar e comparar práticas de ensino em diferentes níveis de educação, países e contextos, e até mesmo perfis profissionais, permitindo uma compreensão mais profunda das práticas profissionais;
c) pelo VALOR para a formação de professores e desenvolvimento profissional, porque a pesquisa e a PARTILHA de práticas profissionais podem influenciar a qualidade das práticas de ensino dos professores envolvidos.
Disponibilizamos neste portal, um conjunto de informações relativas à NM, nomeadamente o protocolo com os passos para a elaboração de uma NM, um exemplo de NM completa e um template.
São apresentados relatos reais de pessoas que utilizaram as NM em variados contextos (profissional, investigação e formação) onde explicam a utilidade, a usabilidade e a experiência que vivenciaram na exploração da NM.
Neste momento estão organizadas num acervo cerca de 100 NM de aulas de C&T, de vários profissionais, de diferentes níveis de ensino e contextos de aprendizagem e oriundas de diversos países, nomeadamente de Portugal, Brasil e Angola. O acervo de NM está disponível para consultá-lo (de acesso gratuito, mas terá de criar uma conta de perfil).
Pretendemos envolver e fazer crescer a comunidade de professores, formadores e investigadores em torno das NM através de partilha de ideias e de conhecimentos nos vários fóruns disponíveis no site e através dos contactos disponibilizados.
Quer fazer parte desta comunidade?